domingo, 20 de novembro de 2011

PLASMA SANGUÍNEO CRIADO A PARTIR DE ARROZ MODIFICADO GENETICAMENTE

Cientistas criam plasma sanguíneo a partir de arroz geneticamente modificado

Tânia Vinhas 18 de novembro de 2011

O estoque insuficiente dos bancos de sangue é um problema que atinge hospitais do mundo inteiro. Para tentar amenizar, um grupo de cientistas anda trabalhando em uma alternativa bem interessante: arroz. Pois é, pesquisadores chineses da Universidade de Wuhan estão certos de que uma proteína extraída do arroz geneticamente modificado pode ser usada em pacientes que precisam de plasma – como vítimas de queimaduras ou hemorragias.
O arroz é modificado com genes humanos, por isso os cientistas afirmam ser uma alternativa segura. Dele é retirada a proteína albumina sérica, a mais abundante do sangue humano e a responsável por funções importantes como o transporte de hormônios e minerais e a regularização da pressão.
“A albumina sérica humana é uma proteína importante. A demanda por ela é estimada em mais de 500 toneladas por ano no mundo todo”, contou Daichang Yang, líder da pesquisa. “O uso da semente biorreatora do arroz pode trazer um avanço econômico e seguro para a produção de compostos não derivados de animais”.
Testes já foram realizados em ratos e não houve nenhum efeito colateral. Agora é só torcer para que os testes em humanos também deem certo.
Foto: Photo Dictionary

Nenhum comentário:

Postar um comentário