quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PAIS BRILHANTES,PROFESSORES FASCINANTES- Parte 5

                 BONS PAIS CONVERSAM , PAIS BRILHANTES DIALOGAM COMO AMIGOS
                 por : Prof. Militão - Pedagogo
   


      ESTE HÁBITO DOS PAIS BRILHANTES CONTRIBUI PARA DESENVOLVER : SOLIDADRIEDADE, COMPANHEIRISMO,PRAZER DE VIVER,OTIMISMO,INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL.




      Vimos que o primeiro hábito dos pais brilhantes é deixar seus filhos conhecê-los; o segundo é nutrir a personalidade deles; o terceiro é ensiná-los a pensar;o quarto é prepará-los para as derrotas e dificuldades da vida. Agora precisamos compreender que a melhor maneira de desenvolver todos esses hábitos é adquirir um quinto hábito: dialogar.
      Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam. Entre conversar e dialogar há um grande vale. Dialogar é contar experiências, é segredar o que está oculto no coração, é penetrar além da cortina dos comportamentos, é desenvolver inteligência interpessoal ( Gardner 1995 ).
      A maioria dos educadores não consegue atravessar essa cortina. De acordo com uma pesquisa realizada pelo autor ( Augusto Cury ), mais de 50% dos pais nunca tiveram a coragem de dialogar com seus filhos sobre seus medos, perdas, frustrações.
      Como é possível que pais e filhos vivam debaixo do mesmo teto por anos a fio e permaneçam completamente ilhados? Eles dizem que se amam, mas gastam pouca energia para cultivar o amor. Eles cuidam da parede trincada, dos problemas do carro, mas não cuidam dos trincos da emoção e dos problemas do coração.
      Devemos adquirir o hábito de nos reunir pelo menos semanalmente com nossos filhos, para dialogar com eles. Devemos dar-lhes liberdade para que possam falar de si mesmos, das suas inquietações e das dificuldades de relacionamento com os irmãos e conosco,seus pais.

      O dialogo é sempre muito importante.

      CONVERSAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA, DIALOGAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE SOMOS


fonte : Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário