sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PAIS BRILHANTES,PROFESSORES FASCINANTES - parte 6

               BONS PAIS DÃO INFORMAÇÕES,PAIS BRILHANTES CONTAM HISTÓRIAS

               por : Prof. Militão - Pedagogo


               Este  hábito  dos  pais  brilhantes  contribui  para desenvolver : criatividade,inventividade , perspicácia,raciocínio esquemático,capacidade de encontrar soluções em situações tensas.


               Bons pais são uma enciclopédia de informações,pais brilhantes são agradáveis contadores de histórias. são criativos,perspicazes,capazes de extrair das coisas mais simples belíssimas lições de vida.
               Querem ser pais brilhantes? não apenas tenha o hábito de dialogar,mas de contar histórias. Tornem-se pessoas agradáveis. Influenciem o ambiente onde eles estão.
               Sabe qual é o termômetro que indica se vocês são agradáveis,indiferentes ou insuportáveis? A imagem que os filhos dos seus amigos tem de vocês. Se eles têm prazer em se aproximar,vocês passaram no teste. Se eles o evitam,vocês foram reprovados e terão de rever suas atitudes.
               Sempre fui um contador de histórias. Minhas adolescentes me pedem até hoje para contá-las. Os pais que são contadres de histórias não têm vergonha de usar seus erros e dificuldades para ajudar os filhos a mergulhar dentro de sí mesmos e encontrar seus caminhos. Quando os filhos estão desesperados,com medo do amanhã,com receio de enfrentar um problema,esses pais entram em cena e criam histórias que transformam a emoção anciosa dos filhos numa fonte de motivação.
               A chegada de um novo irmão pode gerar reações agressivas,rejeições,regressões instintivas ( ex.,perda do controle do ato de urinar ) e mudanças de atitudes no irmão mais velho,comprometendo a formação da sua personaidade. O bebê se torna,às vezes,um estranho no ninho. Pais habilidosos criam histórias,desde a gestação do bebê,que incluem ambos os irmãos em experiências divertidas e que incentivam o companheirismo. O mais velho incorpora essas histórias, deixa de encarar o mais novo irmão como rival e desnvolve afetividade pro ele.

              " CATIVEM SEUS FILHOS PELA SUA INTELIGÊNCIA E AFETIVIDADE,NÃO PELA SUA AUTORIDADE,DINHEIRO OU PODER. SER FELIZ É UM TREINAMENTO E NÃO UMA OBRA DO ACASO. "

fonte : Pais Brilhantes,Professores Fascinantes - Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário