segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PAIS BRILHANTES,PROFESSORES FASCINANTES- Parte 3

            BONS PAIS CORRIGEM ERROS,PAIS BRILHANTES ENSINAM A PENSAR

    Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver : consciência crítica,pensar antes de agir,fidelidade,honestidade,capacidade de questionar,responsabilidade social.




    Bons pais corrigem falhas, pais brilhantes ensinam os filhos a pensar.Entre corrigir erros e ensinar a pensar existem mais mistérios do que imagina nossa vã psicologia.
    Não seja um perito em criticar comportamentos inadequados,seja um perito em fazer seus filhos refletirem. As velhas broncas e conhecidos sermões definitivamente não funcionam,só desgastam a relação.
    Quando você abre a boca para repetir as mesmas coisas,detona um gatilho inconsciente que abre determinados arquivos da memória que contém as velhas críticas. Seus filhos já saberão tudo o que você vai dizer.Eles se armarão e se defenderão.Consequentemente,o que você disser não ecoará dentro deles,não gerará um momento educacional.Este processo é inconsciente.
    Quando seu filho erra,ele já espera uma atitude sua.Se o que você diz não causa impacto na sua emoção,o fenômeno RAM não produzirá um registro inteligente,e,consequentemente,não haverá crescimento,mas sofrimento.Não insista em repetir as mesmas coisas para os mesmos erros,para as mesmas teimosias.
    as vezes, insistimos anos a fio dizendo as mesmas coisas,e os jovens continuam repetindo as mesmas falhas.Eles são teimosos e nós,estúpidos.
    
    Educar não é repetir palavras,é criar idéias,é encantar.Os mesmos erros merecem novas atitudes.
    
    Você é um pai(mãe) brilhante ?
   
    
fonte : Pais brilhantes,Professores fascinantes - Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário