sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

POLÍTICA - GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, PAULO CÂMARA EM ENTREVISTA,FALA DE TEMAS COMO SAÚDE, SEGURANÇA E DAS EXPECTATIVAS PARA 2015

Paulo Câmara fala sobre expectativa de um ano difícil e de prioridades

Governador ressaltou ainda questão dos concursos públicos. 
Temas foram assunto de entrevista no Bom Dia PE desta sexta-feira (2).

Do G1 PE

 Empossado na quinta-feira (1º), o novo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participou de entrevista no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (2), primeiro dia útil do ano. Na ocasião, Câmara falou sobre os desafios e prioridades para o seu mandato, além das ações e objetivos nas áreas de saúde educação, mobilidade e segurança nos próximos quatro anos, além de responder a perguntas de telespectadores.
Confira a entrevista na íntegra:
Os economistas dizem que 2015 deve ser um ano difícil para a economia do país. Como vai ficar a questão dos investimentos, de um modo geral, por exemplo na questão dos transportes?
Nossa expectativa é realmente de um ano difícil, de incerteza. Mas vamos trabalhar no sentido de ter as oportunidades, construir oportunidades a partir de toda a forma da gente governar. Pernambuco nos últimos anos também nunca teve facilidade, sempre conseguimos aumentar e fazer os investimentos. Pernambuco multiplicou por quatro o número de investimentos nos últimos quatro anos, e isso foi fundamental para que a gente tivesse o conjunto de obras que nós temos. Vamos continuar essas obras que estão em andamento e vamos buscar as oportunidades, para fazermos as obras que são necessárias para melhorar a vida da nossa população.
Alguns telespectadores estão preocupados com a situação das estradas estaduais, das obras paradas, dos buracos. Aproveitamos essa preocupação para falar da BR-101. Estamos bem preocupados com a situação dos engarrafamentos da BR-101. Uma das saídas é o Arco Metropolitano, que é uma estrada que passa por fora da BR-101. A gente sabe que essa é uma negociação com o Governo Federal. Como é que está essa situação e essa negociação?
Desde o ano passado a presidente Dilma se comprometeu a fazer essa obra. A licitação já foi lançada no lote. O segundo lote a gente tem a expectativa de ser lançado ainda nesse primeiro semestre, e a gente vai fazer gestões com o governo federal para que essa obra efetivamente aconteça, é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Ela vai tirar o trânsito de dentro das cidades, principalmente na questão da BR-101, tanto o lado Norte quanto o lado Sul, e nós vamos estar cobrando junto ao Governo Federal, já tivemos sinalizações de que isso também é uma priorização, e como priorização e obra estruturadora, ela tem que acontecer. Nosso dever como governador é fazer com que ela saia efetivamente do papel.
O senhor já tem alguma reunião agendada em Brasília, para discutir esse assunto?
Já combinei com a presidente Dilma, durante a sua diplomação, que tão logo nós assumíssemos o mandato, nós iríamos solicitar uma reunião - deve ocorrer até segunda-feira a solicitação dessa reunião - e eu tenho a expectativa de ainda no mês de janeiro ter a oportunidade de levar para ela não apenas esse projeto, mas outros projetos que são importantes para Pernambuco, projetos estruturadores. Pernambuco continuando a fazer o seu dever de casa, crescendo mais do que o Nordeste, mais do que o Brasil, com certeza vai ajudar o Brasil a voltar a crescer. Isso é fundamental para o estado, isso é fundamental para o Nordeste, isso é fundamental para o Brasil.
Vamos agora para outra rodovia importante, a BR-232. Do trecho que vai do Recife até São Caetano, no Agreste, esse trecho é administrado pelo DER, o Departamento de Estradas de Rodagem do Governo do Estado. O trecho que vai depois de São Caetano é de responsabilidade do Governo Federal. O trecho federal passou por um recapeamento recentemente, mas os motoristas que circulam entre Recife e São Caetano enfrentam buracos na BR-232, as placas de concreto estão desniveladas. Então, é um trecho de responsabilidade do Governo do Estado. Quando vai ter recuperação da BR-232?
Nós temos o compromisso de recuperar. Essa questão está judicializada desde 2007, mas nós entendemos que é necessário não mais aguardar a judicialização, e sim fazer as obras, fazer os reparos, e depois cobrar os ressarcimentos a quem deu causa.
Por que está em questão judicial, esse trecho da BR-232?
Há uma controvérsia em relação a problemas construtivos da obra. As construtoras alegam que é problema de projeto e os projetistas alegam que é problema da execução da obra. Isso está judicializado, mas como eu disse, a gente não vai mais esperar a judicialização. Eu já autorizei o novo secretário Sebastião Oliveira a tomar as providências para fazer os projetos necessários para a gente recuperar a 232, os trechos que estão com problema, e cobrar os ressarcimentos necessários a quem deu causa a esse prejuízo.
Tem alguma previsão de melhorias para os motoristas que vão para o interior do estado?
Vamos trabalhar muito agora nesse primeiro semestre, para a conclusão dessa questão, e nós temos a expectativa de começar as obras ainda em 2015 para que haja mais segurança e mais conforto para quem utiliza essa ferrovia, que é tão importante para Pernambuco.
Falando em estradas, a gente lembra também de transporte público. O sistema de BRT e a navegabilidade do Rio Capibaribe são obras que começaram, tinham que estar prontas antes da Copa do Mundo e ainda não foram entregues. Finalmente, quando os moradores da Região Metropolitana do Recife vão contar com essas obras prontas?
O conjunto dessas obras vai ser entregue ainda no primeiro semestre. A gente vai ter a oportunidade de concluir a maioria delas ainda no primeiro semestre desse ano. Algumas gestões precisam ser feitas junto ao Governo Federal, para liberação de recursos, mas nós vamos fazer ainda esse mês, como falei, junto com uma solicitação de audiência à presidente Dilma. São fundamentais essas obras, Pernambuco tem que ter, e a Região Metropolitana principalmente, uma mobilidade que melhore a vida da nossa população, é isso o que nós vamos fazer. Isso é uma priorização do nosso governo, nós temos compromisso com a população, e vamos dar ainda nesse primeiro trimestre e, no mais tardar, primeiro semestre, a conclusão de todas essas questões.
Em novembro, a consultoria Macroplan divulgou uma pesquisa feita em todo o país, que revelou um dado preocupante em relação a Pernambuco. 19,3% dos jovens de Pernambuco não trabalham, não estudam e nem buscam emprego. Foi a terceira maior taxa do país, atrás apenas dos estados de Roraima e Alagoas. O que pode ser feito para mudar essa situação?
A preocupação com essa questão é muito grande. Nós estamos intensificando a questão da educação em tempo integral, para que nosso alunos tenham cada vez mais condição de estudar e ter uma qualidade de ensino melhor. Vamos colocar em funcionamento, em 2015, 40 escolas técnicas, para aumentar também a qualificação dos nossos jovens, e vamos buscar junto à iniciativa privada, junto aos diversos empreendimentos que estão chegando a Pernambuco, que haja também uma disponibilização de vagas e motivação para que nossos jovens tenham oportunidades, realmente, de ter um emprego, o que é tão necessário para que o estado continue nesse desenvolvimento. A qualificação da nossa mão de obra é um dos fatores fundamentais para Pernambuco continuar se desenvolvendo e a gente não pode deixar isso em aberto.
Durante a campanha, o senhor prometeu inclusive, na parte da Educação, estender as escolas de tempo integral para todo o estado e para todos os alunos. A partir de quando isso vai virar realidade?
Já este ano. A nossa meta é nos próximos quatro anos dar oportunidade a todos os alunos da Rede Estadual de Ensino de eles estudarem em uma escola de tempo integral, terem sua vaga garantida. Essa escola realmente garante uma melhor qualidade de ensino, isso foi mostrado nos números. Pernambuco era o 21º estado do Brasil em relação à qualidade de ensino médio, e no último Ideb, de 2013, nós passamos para a quarta colocação. Isso mostra que nós construímos um bom caminho, um caminho com as escolas de tempo integral que, junto com as escolas técnicas, que vão estar em todas as regiões do estado, vão fazer com que a qualificação no nosso estado, que nossos jovens tenham um aprendizado melhor.
Sobre os professores durante a campanha, o senhor prometeu em quatro anos dobrar o salário dos professores e já está previsto um aumento para este ano. De quanto deve ser o aumento dos professores neste ano?
Nós já temos no piso salarial dos professores um aumento estipulado entre 12% e 13%, isso já em 2015. Nós vamos iniciar a nossa condição para que nos próximos quatro anos o salário seja dobrado. Isso vai ser feito a partir de uma forma que a Secretaria de Educação vai criar junto à comunidade dos professores, para que haja realmente melhoria salarial acoplada à melhoria da qualidade de ensino e melhoria dos indicadores. Isso vai ser feito nos próximos quatro anos e eu tenho certeza de que isso é um compromisso fundamental para a melhoria do ensino no nosso estado.
Para esse ano não tem uma previsão já de reajuste, um percentual para esse ano?
Há a garantia do reajuste da lei do piso, entre 12% e 13%. Nós vamos já iniciar a forma de ver uma remuneração também junto a essa remuneração do piso, que faça com que nos próximos quatro anos o salário seja dobrado. Agora, essa remuneração variável vai vir em cima dos indicadores das escolas, da melhoria da produtividade dos professores e melhoria da qualidade do ensino.
Telespectadores mandaram também perguntas sobre concursos públicos. Vai ter concurso público previsto neste ano, para a área de Educação?
Vai. Nós vamos fazer a recompletação dos quadros em todas as áreas, tanto na Educação, quanto na Saúde, na Segurança. Eu coloquei também no meu programa de governo, a gente criar carreira na área de gestor, na área de engenharia, dentro do estado de Pernambuco. Então, são uma série de concursos públicos a serem feitos ainda neste ano, concursos que vão recompletar os quadros e melhorar o serviço de algumas áreas que estão com carência de pessoal.
Por exemplo, o Detran. As unidades do Detran foram reformadas, mas é muito comum a gente chegar e ver muitos guichês vazios. Estão faltando profissionais no Detran?
Isso é um levantamento que a gente já solicitou ao novo secretário, André de Paula, de mostrar as carências para a melhoria do atendimento no Detran. O Detran precisa ter um nível de excelência cada vez melhor, as pessoas que vão a esse órgão têm que ser bem atendidas e valorizadas, e ter agilidade no atendimento. Então, todas as áreas a gente quer um diagnóstico preciso ainda nos próximos 60 dias, para que a gente possa fazer um planejamento da contratação de pessoal, que é tão necessário para a melhoria do serviço público do nosso estado. A qualidade do serviço público, de chegar a todas as regiões do nosso estado, é um dos nossos focos, é uma de nossas metas.
E concurso público na área de segurança, deve ter concurso público ou vão ser chamados também profissionais da área de segurança; Polícia Militar, Polícia Civil que fizeram concursos anteriores? Como é que está a situação de concurso público para área de segurança?
Nós já estamos chamando policiais militares do último concurso, que vence agora em fevereiro. O máximo de policiais militares que nós conseguimos chamar, nós estamos contratando já a partir deste mês. Vamos fazer novos concursos, tanto para a Polícia Militar quanto para a Polícia Civil, porque é sempre importante ter concurso nessa área, ter servidores policiais classificados, para que a gente possa estar sempre repondo e melhorando a segurança do nosso estado a partir também do aumento do efetivo.
Por falar em segurança, os oito anos do Pacto Pela Vida foram em 2014, um ano que registrou aumento na violência, o contrário do que vinha sendo registrado pelo programa. Quais mudanças o senhor pretende fazer para que Pernambuco volte a registrar queda no número de assassinatos?
O Pacto Pela Vida cumpriu um grande papel nos últimos oito anos. Pernambuco é um dos poucos estados da federação que conseguiu diminuir em mais de 30% o número de homicídios nos últimos oito anos. No Nordeste, todos os estados aumentaram, com exceção de Pernambuco, e nós vamos precisar fazer os ajustes necessários para que o número de homicídios volte a cair, como você bem falou. Já marquei para amanhã de manhã, sábado, uma reunião do Pacto Pela Vida com os novos comandantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, para que a gente já possa ter um diagnóstico preciso de 2014, o que foi que aconteceu, aonde aumentou, e já começar a atacar essa questão, para que em janeiro já se inicie um processo de volta e de diminuição do número de homicídios do nosso estado.
Um assunto que é motivo de preocupação para os pernambucanos é a saúde. São médicos que faltam ao trabalho, demora na marcação de consultas, longas filas para marcar exames, faltam remédios nas farmácias. O que o senhor pretende fazer nessa área de saúde para melhorar o atendimento à população.
A gente vai precisar continuar investindo como foi feito nos últimos oito anos. Foi dobrando o número de leitos, multiplicado por cinco o número de UTIs, mas sabemos que precisamos ter cada vez mais consultas, cirurgias, exames. Precisamos levar a saúde a todo o estado, a todas as regiões, uma saúde mais humanizada, para que a população tenha acesso às estruturas do estado e também um acesso que tenha agilidade e a consulta devidamente feita, os encaminhamentos dados, exames praticados, muita coisa a fazer. A saúde é um grande desafio, que atinge todos os estados, que o Brasil hoje tem como o desafio número um. É onde a gente tem que se concentrar muito e fazer como já vem sendo feito: muitos investimentos, equipar melhor os hospitais, e mais humanização no atendimento. Hoje, é isso o que a população mais quer.
O senhor fala em contratar mais de 4 mil profissionais de saúde, entre eles, 1.500 médicos. Essa contratação vai ser por concurso público? Quando vai ser feita essa contratação?
Nós já vamos fazer contratações esse ano ainda, tanto de médicos quanto de profissionais que atuam na área de saúde. A partir do momento em que novos equipamentos foram construídos, vamos ter que contratar também novos profissionais. Grande parte disso vai ser feito via concurso público e é importante a gente ter cada vez mais pessoas preparadas e trabalhando nas nossas unidades. Vamos fazer muitas parcerias com os municípios, para que haja também uma atitude mais preventiva, para que as pessoas não precisem sempre procurar uma unidade do Estado, que é para atender casos de média e alta complexidade. A questão preventiva tem que ser trabalhada cada vez mais junto aos municípios e nós vamos estar junto a eles.
Também durante a campanha o senhor prometeu a construção de três novos hospitais. Qual vai ser o primeiro a ficar pronto?
Nós temos que construir o hospital que já tem o projeto pronto, que é o Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. Vamos iniciar também gestões para fazer o Hospital Geral do Agreste, em Serra Talhada, que inclusive já tem recursos que foram colocados no orçamento de 2015 através de emendas do Congresso, emendas da nossa bancada de deputados. Nós vamos fazer os hospitais da mulher, tanto em Petrolina, como também a requalificação do hospital de Serra Talhada, para que haja uma rede de partos de alto risco sendo devidamente trabalhada, tanto em Petrolina como em Serra Talhada e Caruaru, junto com o hospital do Recife. As prioridades são todas, nós vamos iniciar os que já tem projetos, vamos fazer as licitações, que é o caso de Garanhuns. Os que não têm projetos nós já vamos fazer os projetos porque é fundamental ter esses equipamentos funcionando nos próximos anos.
Como vai ficar a situação do Sassepe, o plano de saúde do servidor público?
O Sassepe é o plano dos servidores estaduais. A gente está com um olhar muito atento a ele, porque são mais de 200 mil pessoas que utilizam o serviço do Sassepe. Nós já temos um olhar de que precisamos dar uma reforçada no Hospital dos Servidores, que funciona no bairro do Espinheiro, e vamos fazer os credenciamentos necessários na rede complementar para que haja um atendimento melhor aos nossos servidores. Nossos servidores têm que ter também a tranquilidade, caso precisem do serviço de saúde, ter, ou no Hospital do Servidor ou na rede complementar, o melhor atendimento. É prioridade nossa também tratarmos bem a questão dos nossos servidores públicos, da saúde tanto deles quanto dos seus dependentes, porque isso faz uma diferença muito grande no rendimento do trabalho.
Mudando um pouco de assunto, gostaríamos de saber a questão do presídio de Itaquetinga. Os moradores e comerciantes de Itamaracá esperam a retirada dos presídios, e essa promessa do Governo é só quando o presídio de Itaquetinga ficar pronto, o que já deveria ter acontecido desde 2011. O que falta para terminar essa obra do presídio e quando ele deve ficar pronto?
O presídio de Itaquetinga é uma parceria público-privada, e infelizmente o investidor privado não conseguiu honrar os compromissos contratualizados. O que nós vamos fazer é dar entrada junto à caducidade do contrato, ou seja, nós vamos fazer com que o contrato seja rompido; vamos assumir a obra para que ela seja finalizada, porque a gente quer e precisa ter no presídio de Itaquetinga a possibilidade de uma melhor ressocialização no nosso estado. Isso é uma das primeiras tarefas que o secretário Pedro Eurico tem à frente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, porque quero dar realmente uma resposta rápida e enfrentar ainda nesse primeiro semestre a resolução dessa questão.
Quais são os planos para melhorar a economia da Mata Sul, da Mata Norte e do Agreste?
A interiorização do desenvolvimento é nosso compromisso, inclusive já vem sendo feito nos último oito anos. Agora é preciso continuar o dever de casa, que é melhorar a infraestrutura do nosso estado, fazer com que nossas escolas e nossas escolas técnicas tenham mais qualificação profissional, e manter essa política de atratividade dos empreendimentos. Pernambuco  tem uma politica avançada, onde se investir no Sertão tem um benefício maior do que se investir no Agreste, que já tem um benefício maior do que se investir na Região Metropolitana. Temos um olhar especial também para a Zona da Mata, e a gente quer ver Pernambuco desenvolvendo todas as regiões, gerando emprego e gerando renda. Isso é um dos nossos compromissos e nós vamos apostar muito, tanto na melhoria da infraestrutura quanto da qualificação para que os investimentos cheguem mais rápido no interior do estado e que as pessoas possam nascer, estudar e trabalhar na sua região.
Falamos de educação, mobilidade, saúde, segurança. Qual desses temas vai ser a prioridade do senhor a partir de hoje?
Todos esses temas que conversamos são fundamentais e importantes. São prioridades. É óbvio que vamos estar em todas as áreas, atuando de maneira decisiva para melhorar a vida do pernambucano, a qualidade de vida da nossa população. E temos o desafio da saúde, como foi bem colocado; temos o desafio da segurança, de diminuir o número de homicídios; fazer com que nossas escolas funcionem e cheguem a cada aluno do nosso estado, a cada jovem ter sua oportunidade; e vamos atacar as obras de infraestrutura. Então são muitas frentes, são muitas áreas, é muita coisa a fazer, mas eu estou determinado, entusiasmado, e sei que a população de Pernambuco nos confiou o nosso projeto pra a gente poder fazer mais por Pernambuco. Eu tenho certeza de que os próximos quatro anos serão de muito trabalho, mas a gente vai ter a oportunidade de entregar o estado melhor do que a gente encontrou, e de melhorar a vida do nosso povo.
FONTE : http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário